2/22/2007

A ponta do Iceberg

Mudanças do clima, mudanças de vida
O Aquecimento Global deixou de ser uma grande ficção científica, de enredos grandiosos, apocalípticos, montados em cima de cenários matemáticos catastróficos.
Hoje é uma realidade.
Existem algumas teorias conspiracionistas dizendo que isso tudo é uma grande piada.
Tem gente que gosta de conspiração.
Eu até entendo, é mais bacana dizer que as pirâmides do Egito foram criadas por ET's do que frutos do suor escravo humano. Quanto vale um homem: seu suor, seu sangue ou suas lágrimas?

Nesse caso, é mais fácil culpar os países interessados na assinatura dos EUA do Protocolo de Kioto, diminuindo assim a sua potência econômica, declinando e trazendo à tona novas economias (vide: A fria perspectiva dos cientistas sobre o aquecimento global e Revista Veja, mais uma vítima do efeito estufa) emergentes, do que nos declarar também culpados.
Eu admito, é tentadora.

Ainda mais quando vemos que na década de 70 houve um surto de "esfriamento global", onde afirmaram que estávamos à um passo de uma nova era glacial. "O mundo está se esfriando, podemos sentir". Semelhante.

O planeta está mudando (e não da forma que Tolkien dissera anteriormente). Deixemos de pensar que somos ilhas e vejamos que somos parte integrante de um grande continente, que está morrendo.

E que com ele nós nos vamos também.
Não falo só do aquecimento global. Crianças matando crianças. Quando uma se vai, vai-se um pouco de nós também. Da nossa inocência; da nossa esperança; da nossa fé na humanidade. Não fazer nada é se perder na imensidão do vazio. O pior: deixar-se levar por isso tudo, apático.

Quando vemos um acidente, de carro, por exemplo.
A primeira reação é a de procurar saber o que ocorreu. Quem estava no meio, quem bateu em quem.
A segunda, se alguém se machucou, se está tudo bem. Polícia por perto, ambulância?
A terceira é de agradecer por não ser com você. Ver se não tem algum conhecido, se benzer e seguir em frente.

Curiosidade; "preocupação" (pra ver se foi com algum conhecido, que importa um estranho?) e egoísmo. Humanidade talvez. Concorda?

Aí é que está a pior parte: um prazer inegável de não ser o outro, de não ver-se refletido na face sofrida, nas mãos calejadas, nas costas marcadas de quem sofreu o acidente.

Hoje, o aquecimento global é uma realidade. Por enquanto, talvez não a sinta tão devastadora.
"Secas extremas, inundações, furacões.." Você sabe que não está certo ver como ficção científica algo que apenas não é a sua realidade.

Isso é só a ponta do iceberg. Aprecie a ironia.

Nenhum comentário: