3/05/2008

Hoje deveria ter sido votado no STF o futuro dos estudos relacionados às células-tronco, o qual foi permitido em 2005 pelo Congresso Nacional e foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) elaborada pelo então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles.
As pesquisas podiam então ser realizadas quando existir a autorização dos doadores dos embriões e podia ser realizada em células-embrionárias congeladas por mais de 3 anos.
Dois votos apenas foram efetivados (a favor do estudo) e o julgamento foi então suspenso até que os ministros se sintam preparados para dar os seus respectivos votos.

Eu acredito inicialmente que o estudo com células-tronco não feriria o princípio de respeito à vida:
- A morte só é constatada quando ocorre a chamada 'morte cerebral'. Os embriões ainda não possuem cérebro. Sendo a morte verificada apenas quando o órgão parar de funcionar, a vida só pode ser concebida de fato quando e enquanto o cérebro estiver funcionando. Na sua ausência, portanto, não se tem vida.

Existem milhares de embriões congelados que estão neste momento sendo mantidos em laboratório:
- Após certo tempo, eles serão jogados fora. E nem todos apresentam-se como geradores de vida em potencial, sendo assim, muitos deles não podem ser fecundados.
- Uma vez que os embriõesmantidos em laboratórios não podem ser fecundados e deverão ser jogados pelo ralo, eles morrerão sendo ou não utilizados em pesquisas, dessa forma desperdiçando o potencial dos embriões de salvar outras vidas.

A possibilidade de curar doenças como Alzheimer, Parkinson, lesões medulares e diversas doenças genéticas:
- A única esperança de milhares de pessoas, em muitos casos.
- Já existem estudos em nível avançado dentro do Brasil e em todo o mundo com células-tronco de embriões.
- Existem outras correntes buscando a cura dessas doenças também, porém essa é a mais promissora.

Conjeturando o Brasil fechando as portas para esse estudo:
- Haverá dinheiro desperdiçado com pesquisas, cientistas e laboratórios.
- O estudo continuará em outros países, o que trará como conseqüência o atraso brasileiro e a conseguinte importação de tecnologia.

E haverá também a abertura de precedentes para outras discussões importantes, como a legalização do aborto.

E você, o que pensa?

Nenhum comentário: