11/25/2006

O Cofre do Juízo Final

Há alguns anos, se alguém me dissesse que estão fazendo em outro país um "cofre de Noé", caso o mundo fosse destruído e tivéssemos que começar tudo de novo, eu diria que estavam querendo me pregar uma brincadeira!

Não acreditaria, com certeza.

Mas eu não sou mais aquela criança de alguns anos atrás. Na verdade, sou velho demais para ser considerado uma criança, e novo demais para ser considerado um adulto.
Já vi que as nuvens não são de algodão, que nos trancamos em casa enquanto os assaltantes estão livres, que meus sonhos morrem pouco a pouco e que já não tenho mais tanta Esperança...

Os livros na estante já não têm mais tanta importância.

Eu sei que comecei o post como se fosse um diário, mas eu quero falar agora sobre o Banco de Sementes Mundial, que está sendo montado na ilha remota de Svalbard, na Noruega.

A mídia hoje divulga amplamente cenários apocalípticos montados em cima de modelos matemáticos catastróficos, e o Futuro que nós vemos se parece muito com o que é vendido em grandes enredos hollywoodianos.

Com medo do que virá - uma catástrofe planetária; epidemia de doenças em lavoura; desastres naturais; mudanças climáticas; ser atingido por um asteróide; uma guerra biológica; uma guerra nuclear - e a necessidade de se criar tudo do zero, um cofre de alta segurança, medindo a metade de um campo de futebol (45x24m) começou a ser escavado no meio do ano, com o intuito de manter guardadas sementes de várias partes do mundo.
Assim deu-se início à construção da "Arca de Noé das Sementes".

Esse banco de sementes manterá mais de 3 milhões de espécies diferentes isoladas numa galeria com 300 metros de profundidade, perto do Pólo Norte, sob temperatura de -18ºC, congelada permanentemente. Ele pertence à Noruega, porém cada país que está contribuindo continuará possuindo as suas espécies.
O projeto deve ser terminado em 2007, e segundo o secretário-executivo da Global Crop Diversity Trust (Fundo Global para Diversidade de Sementes), que está junto com o governo norueguês no projeto: "Teremos a base biológica de toda a agricultura que realmente tem alguma relevância. É uma realização espetacular, e será a mais segura que os seres humanos são capazes de fazer."

Existem cerca de 1400 bancos de sementes no mundo, porém a maioria é nacional e pode ser atingido por desastres naturais, guerras, decisões políticas ou econômicas. A "Arca de Noé das Sementes" continua funcionando mesmo que o sistema de refrigeração seja danificado. Cercado de portas à vácuo e detectores de movimento, sem contar com os ursos polares lá fora, a instalação de concreto é a construção mais segura deste tipo no mundo.

Mais de cem países apóiam o projeto e a comunidade internacional aprova a iniciativa norueguesa de construir esse banco. O Fundo Global para Diversidade de Espécies ajuda países em desenvolvimento no preparo e envio de sementes. Em caso de extinção do projeto, as sementes serão entregues aos seus respectivos doadores.

Percebe-se que um futuro dramático nos espera no desenrolar da História, e eu fico pensando quando será que a Humanidade parará para perceber o que é realmente importante.

Será que será tarde demais? Alguns já perceberam, alguns já estão fazendo sua parte. Eu não espero que você faça algo, a Humanidade está repleta de egocêntricos que acreditam na sua geração como A geração decisiva da História. Não se lembram que assim também foram os seus pais, que também assim serão os seus netos. E que os seus netos viverão na consequência de seus atos, nos erros das suas escolhas. Mas pra você não fará diferença - até lá, você vai estar morto, de qualquer forma, não é mesmo?

Mas como aconteceu com Pandora quando abriu a caixa de Prometeu, acontecerá com a Arca das Sementes?

Será que, sejam quais forem os males que nos ameaçar, a Esperança não nos deixará inteiramente; e, enquanto a tivermos, nenhum mal nos tornará inteiramente desgraçados?

8 comentários:

Anônimo disse...

[b] eu também penso desta maneira meu calo colega, li seu texto gostei muito, parabens !

Anônimo disse...

Gostei. Também penso assim...
Muito bom seu blog.

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho... gostei muito... nao passava pela minha cabeça que um projeto desse tipo ja estivesse sendo posto em pratica em conjunto por diversos paises... Concorda com seu ponto de vista e axo q nao devemos deixar a esperança dominar, e sim a vontade... a vontade de fazer algo de melhor...

Anônimo disse...

o sr a cada dia escrevendo melhor e melhor, hein rapaz?! =D
muito legal isso que vc escreveu... e nem adianta eu fazer nenhum comentário.. faltam-me as palavras! xD~ parabens cara!! ^^

mel disse...

Nossa, é uma atitude bonita, mas estranha...
Isso me fez lembrar de quando, na virada do milênio, o Fantástico fez uma "cápsula do tempo"... não me lembro de quando eles iam abri-la.
Enfim, belo post!

Anônimo disse...

Como sempre, com aquilo que mais nos surpreende!
- Beijão!

Flávia disse...

Pois eu acredito quase todas as teorias de conspiração hehehe
Post muito bom!!!!

Anônimo disse...

Rapaz... demorei pra ler isso viu?? hauhauhaauha aafe...

Mas valeu a pena... Como Matheus mesmo falou, tambem concordo com seu ponto de vista, e acho interessante que esse projeto esteja sendo posto em prática.

Mas é isso aê! Um abraço meu querido! hauhauha
Falow!