1/17/2008

Make Trade Fair, EMI!!!!


Bateu vontade de voltar a escrever nesse blog, afinal, o meu ócio improdutivo pode tornar-se criativo, não é mesmo? E toda forma de expressão é bem-vinda, como sempre.

Estava ouvindo The Scientist, do Coldplay e resolvi falar então sobre a campanha que o seu cantor, Chris Martin, levanta a bandeira em seus shows, através de discursos, camisetas e pinturas pelo corpo: Make Trade Fair.

Essa campanha busca a igualdade (representada por duas retas horizontais) comercial entre os países em desenvolvimento e os de primeiro mundo, através do Comércio Solidário, de uma nova ligação entre consumidor e produtor, envolvendo conscientização, transparência e sustentabilidade entre ambos, pensando também no meio-ambiente.


Mais de 19 milhões de pessoas pelo mundo já abraçaram a causa. No Brasil, na cidade de Salvador, a campanha teve relevância na 2ª Conferência Mundial do Café, onde pequenos fazendeiros de toda a América Latina, responsáveis por dois terços da produção do café vendido em âmbito internacional, puxaram o microfone para si e reivindicaram contra os grandes produtores e os impostos, e obtiveram grandes conquistas, através do documento que ficou conhecido como 'Carta de Salvador'.

Chris Martin deverá agora aparecer em mais propagandas, não apenas devido à essa causa nobre. A Gravadora EMI, no Reino Unido, permitiu essa semana o patrocínio de outras empresas aos seus artistas, pois a gravadora encontra-se em uma grave crise financeira, e anunciou também um corte de mais de 2 mil funcionários com o objetivo de controlar a sua renda.

Coldplay, Robbie Williams, Rolling Stones e outros vários artistas já demonstraram estar insatisfeitos com essas parcerias, porém deverão ter seus lançamentos associados a empresas, que ainda não foram divulgadas pela EMI.

Um comentário:

Gabriela Noronha disse...

Ihh, olha aê. Massa! Só tenho a acrescentar mais duas curiosidades. Uma em relação mais diretamente ao próprio órgão. O Make Trade Fair é quem dá o primeiro passo e vê no Coldplay uma boa oportunidade para divulgar suas idéias, desse modo, o próprio sugere a banda, ainda em inicio de trabalho, que proclamasse suas ideais bem politizadas em seus shows e demais meios massivos de comunicação. Enfim, como é de se perceber, a banda liderada por Chris Martin, abraçou a causa de peitos abertos, e isso contribuiu consideravelmente para uma divulgação mais aberta do MTF em um mundo pouco ligado a tais causas. A outra, focaliza mais diretamente o Coldplay x EMI. Pelo que tudo indica, o novo CD do Coldplay (Prospekt), com previsão de lançamento pro mês de maio, ainda esse ano, será o último álbum da banda lançada pela gravadora.