1/18/2008

O continente esquecido por Deus

O filme comentado dessa vez será 'Diamante de Sangue', que se passa no contexto da guerra civil que existiu em Serra Leoa durante a década de 90, caracterizado pela escravidão, pelos soldados mirins,por um governo corrupto e violento, e por empresas mineradoras sedentas por lucro.
O país, que apresenta o pior IDH - 0,335 - e a maior taxa de mortalidade infantil do mundo (161/mil habitantes), teve a sua independência da Inglaterra em 1961, herdando como idioma oficial o inglês.
Em 91, quando o então presidente Momoh decidiu reformar a Constituição de Serra Leoa, garantindo direitos fundamentais, pluripartidarismo e diversos outros fundamentos democráticos, as mudanças foram acompanhadas de um tremendo abuso de poder e também de corrupção.
Essas atitudes, junto dos problemas administrativos nas minas de diamantes, uma vez que Serra Leoa apresenta ricas jazidas de diamante, de rutilo e depósitos de bauxita, geraram o descontentamento da população com o governo, e assim formou-se o cenário ideal para uma guerra civil, que durou de 1991 até 2002 (oficialmente).
A desestruturação do Estado e a opressão da oposição civil geraram um ambiente propício ao tráfico de drogas, de armas e de munição. A Libéria, país que faz fronteira com Serra Leoa, também vivia uma guerra civil e ajudou, na figura do então presidente Charles Taylor, a formar a Frente Unida Revolucionária (RUF), um grupo civil de reacionários que começou o seu domínio no leste do país, numa área rica em diamantes e, por não receber uma resistência significativa do governo, conseguiu se expandir até chegar à capital.
Houve então declarado o estado de emergência, o fim da liberdade de imprensa e de discurso. A RUF expandiu o seu poder no país, através do recrutamento de meninos-soldados. A ONU foi enviada então para Serra Leoa, que já tinha diversas facções: o governo, a RUF e os diversos exércitos particulares contratados pelos donos de mineradoras, que exerciam seu poder na região. A ONU havia enviado inicialmente 6 mil homens, porém não foram o suficiente, visto que a RUF manteve 500 deles como reféns, então houve um novo envio de tropas de 7 mil homens, totalizando 13 mil.
A guerra civil teve seu fim então em 2002, com um saldo de 50 mil mortos, 500 mil refugiados em países vizinhos e diversos amputados.
Charles Taylor, então presidente da Libéria, foi acusado em 2002 (após cumprir 2 anos de exílio na Nigéria) por embaixadores e membros do Conselho de Segurança da ONU por 11 crimes de guerra cometidos em Serra Leoa, onde ele se beneficiava com o comércio de diamantes e de armas e lucrava pessoalmente com isso.

Hoje, no mundo inteiro, estima-se que mais de 300 mil crianças lutam com armas, seja para os mocinhos ou para os bandidos, e em Serra Leoa 15 mil garotos pegaram em fuzis para defender suas vidas.
Ishmael Beah foi recrutado com 12 anos pela RUF, após os rebeldes terem assassinado a sua família. Ele teve então um treinamento militar primitivo e fez parte da linha de frente da RUF, tendo que matar até seus familiares também. Ele narra, em seu livro: 'A longa jornada: memórias de uma criança soldado', que era estimulado pelos comandantes através de bebidas alcólicas, cocaína e outras bebidas para realizar tais trabalhos.
Ele passou por uma fase de adaptação na ONU e foi adotado por pais americanos, se formou em Ciências Políticas e acredita que com o seu livro será capaz de ver uma luz para essas 300 mil crianças que hoje portam de armas para conseguir sobreviver.

3 comentários:

PAOLA disse...

ELE AO LUTOU PELA RUF E SIM CONTRA ELA, E ELE NAO TEVE QUE MATAR SEUS FAMILIARES. PRIMEIRO LEIA O LIVRO, DEPOIS O CITE EM SEU BLOG. ESSE LIVRO É UM DOS MELHORES QUE EU JA LI, SE NAO O MELHOR.

Anônimo disse...

Muito absurdo ser postado uma informaçao tao incorreta quanto ao que se refere a vida de Ishmael beah contada em seu livro-Along way gone-ja que quem leu o sabe que ele lutou pelo exercito do país para poder sobreviver e movido pelo odio gerado pela guerra vingar a morte de seu familiares.

reinaldo bernardes disse...

ele lutou e foi treinado pelo exercito leones contra os rebeldes da ruf porem o exercito leones em certas ocasioes era igual ou ate mesmo pior que a ruf em materiais de recrutamento de crianças assassinato de civis sequestros torturas, so nao li ou ouvi falar em mutilaçoes de civis por parte do exercito.