Sir Artur Conan DoyleVocê sabia que o maior detetive de todos os tempos foi criado entre uma consulta e outra?
Pois bem, nesse post vou falar a respeito de Sir Artur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes!
Ele nasceu em Edimburgo, na Escócia, formou-se em medicina, e abriu um consultório, onde, entre uma consulta e outra,deu início a um dos personagens que ficaram para a Eternidade. Inspirou-se em um professor da faculdade, Dr. Joseph Bell, também cirurgião do hospital, dono de surpreendentes métodos de dedução e análise, para servir de base para a futura criação de sua obra mais conhecida.
Seus amigos disseram que ele escrevia muito bem em suas cartas, e Doyle pensou em ganhar algum extra fora do consultório. Foi então que começou a escrever, e sua primeira história foi vendida a um jornal por uma mixaria!
Depois de muita batalha, conseguiu publicar "Um estudo em vermelho", em 1887, na "Beeton's Christmas Annual", que teve uma boa aceitação do público, o que levou-o a escrever "O signo dos quatro".
Com o sucesso obtido com as histórias de Holmes e outras que foram obscurecidas pelo sucesso do detetive,Doyle abandonou sua carreira na medicina e seguiu com força a carreira literária. Essas obras obscurecidas pelas histórias de Holmes eram sua verdadeira paixão, e firmou-se no autor um misto de amor e ódio por quem lhe fez famoso.
Em 1891, ele escreve em uma carta para a sua mãe:
"Tenho pensado em matar Holmes... e livrar-me dele para sempre. Ele mantém minha mente afastada de coisas melhores".
E então, em uma viagem à Suíça, em 1893, Doyle conheceu as cataratas Reichenbach, local escolhido por ele para a morte de Holmes.
Cataratas ReichenbachA sua morte deveria ser digna, então ele criou uma espécie de "Rei do Crime" de Londres (prof. Moriarty, que foi citado pela primeira vez na mesma história que aparece), e o confronto entre os dois ocorreu nessas cataratas, no conhecido episódio: O Problema Final.
Quem já assistiu algum filme de Sherlock Holmes vai estranhar, pois Moriarty é citado em vários momentos,como se fosse realmente um vilão cotidiano da história de Holmes. Bem, existe uma grande diferença entre o Holmes de Doyle e o Holmes do teatro e do cinema! Mas falaremos disso no post sobre Holmes!
A morte de Holmes foi chocante até mesmo para o autor! Muitos marcharam em luto pelas ruas de Londres,em protesto à sua morte! O público não gostou de sua morte e desejava-o de volta! Quantos personagens são capazes de inspirar multidões às ruas? Então Doyle escreveu uma volta do autor! Nesse momento Doyle realmente percebeu que Holmes era maior do que ele, que Holmes é imortal!
Mas não foi por causa de Holmes que Doyle ganhou o título de Sir! O que ocorreu foi o seguinte: em 1899, Inglaterra e África do Sul estavam em guerra, e Doyle, um patriota fervoroso, foi para a África, ajudando em um hospital por lá.
Muita gente no mundo criticou as atitudes da Coroa Britânica, e Doyle defendeu as suas causas e interesses, num panfleto chamado: "A Guerra na África do Sul: suas causas e conduta". Pelo que fez na África defendendo a Inglaterra, Doyle recebeu título de nobreza do Império, ganhando o Sir antes de seu nome (chiquéérrimo, aliás, não?)!!!!
No fim de sua vida, Conan Doyle entregou-se ao espiritismo, escrevendo bastante sobre a nova religião,fazendo palestras em outros países, como a Austrália e África do Sul. Morreu então em 1930, vitimado por um ataque cardíaco que o atingiu meses atrás.
Bibliografia:
Sherlock Holmes e Watson
Sherlock Holmes
Sir Artur Conan Doyle
Sherlock Brasil
Mundo Elementar
Um estudo em vermelho
3 comentários:
Oie
Sou da comune do SH
Cara, teu blog ta mto bem, ta bem explicadinho as coisas, eu adorei
Beijos
A Pc ja' comentou na frente!
So' posso concordar com ela e te dar os parabens pelo blog. Ja' esta nos meus "preferidos".
Abraços
parabens! gostei muito!
abraços!
Postar um comentário