2/08/2008

“Maharishi — what have you done? You made a fool of everyone.”


‘Maharishi – o que você tem feito? Você fez todo mundo de idiota’.

Essa era a primeira linha de uma canção escrita por John Lennon, em 1968, sobre Maharishi Mahesh Yogi, que morreu esta terça-feira (05/02).
Lennon a escreveu após os Beatles deixarem o ashram de Maharishi em Rishikesh, Índia, e anunciarem que não eram mais seus seguidores espirituais.
Mas como os desentendimentos dos Beatles não poderiam interferir em seu trabalho, a letra (que no mínimo era tida como difamatória) foi alterada e as referências a maharishi foram ocultadas.
Os 4 de Liverpool o conheceram em uma leitura realizada em Londres, quando George Harrison e sua esposa Pattie se interessaram bastante pela cultura indiana e pelo hinduísmo.
Na época em que os Beatles conheceram o maharishi, principalmente Lennon e Harrison eram usuários ávidos de LSD, e as técnicas de meditação do hinduísmo prometiam levá-los a transcender, sem o uso de química.
Os Beatles então participaram de um retiro em Bangor, no País de Gales, e foi durante essa época que o seu empresário, Brian Epstein, faleceu de overdose.
Dentro do retiro, os Beatles ouviram rumores sobre maus-tratos sexuais do maharishi com uma das mulheres do ashram, e por essa razão abandonaram o local. John disse então: “Nós estamos partindo. Se você é tão cósmico, saberá o por quê."
O fruto positivo dessa relação foi o abandono do LSD, numa época em que Harrison já estava deixando gradualmente, McCartney e Starr usavam ocasionalmente e Lennon era usuário pesado. Mas não abandonaram totalmente as drogas, já que continuaram a fumar maconha, e um ano depois Lennon começou a usar heroína.

Nenhum comentário: