12/02/2006

Distúrbios alimentares

Devido a morte da modelo Ana Carolina, vítima de anorexia, vem-se discutindo várias atitudes e pensamentos de uma sociedade pseudo-moralista. Essa magreza em excesso está sendo novamente questionada, como já foi em outros momentos. A sociedade volta seus olhos para o drama chocante, para algumas fotos, porém nada realmente muda. Em 1975, a cantora Karen Carpenters, parou sua turnê devido a anorexia nervosa que desenvolveu. Lutou contra a doença, buscou tratamento, mas aos 32 anos morreu vítima de uma parada cardíaca.
Talvez o nome não lhe venha rapidamente à memória, mas Terri Schiavo (a mulher que o marido quis desligar os aparelhos, que estava em coma há 15 anos), sofreu um ataque cardíaco em 90 devido a bulimia e a anorexia.
Mas no que diz respeito à moda, o assunto é muito mais polêmico. Antigamente, mulheres gordas eram sinônimos de beleza (pode-se reparar isso em qualquer quadro da Renascença). Mas os tempos mudaram, e ser esquelética é a nova moda! O que eu não entendo, até mesmo porque esqueletos ambulantes não fazem o gosto dos homens, e desde criança foi combatido (vide He-man) com todas as forças.

“Me olho no espelho hoje e estou achando que a minha barriga está muito grande. Preciso diminuir um pouco do que estou comendo, tomar menos líquido também, porque parece que dilata muito o meu estômago”

O pior é que tem gente que acha cool ser anoréxica, como visto nessa comu "Pq não consigo ser anoréxica", com dicas para vomitar, informações sobre peso e tudo o mais.

A mãe de uma garota anoréxica, reclama das várias possibilidades dentro da internet: “A internet prejudica muito porque ela (a filha) bate muito papo com outras anoréxicas”.

Sua filha já viu várias amigas morrerem por causa da anorexia: “É ruim quando dá a notícia de que alguma menina com quem a gente teclava morreu ou está internada. Mas a gente não esquenta muito com isso. Me sinto muito forte, e sei até onde posso chegar para morrer”.

É muito difícil fazer com que a anoréxica (95% dos casos são mulheres) procure algum tratamento, e geralmente as que procuram, não conseguem se curar 100%. Sempre são vítimas de recaída ao longo do tempo, e não conseguem voltar ao peso de uma pessoa saudável.

Mas quem é o principal causador da anorexia? O sonho de virar modelo? A mídia, impondo padrões quase sempre impossíveis de se obter e raramente saudáveis?

Em Madrid, durante a sua Semana de Moda, já em Setembro, fora vetada a participação de garotas muito magras em seus desfiles. Nem mesmo a top brasileira Gisele apareceu.

Existe um serviço voluntário em São Paulo, chamado Ambulim, que trata de distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. É o único centro do Brasil que trata de homens com anorexia, e o tratamento é sempre feito com uma junta de médicos, composta de nutricionistas e psicólogos.

Enquanto isso, o chamado Mal-do-Século, por alguns médicos, a obesidade, é uma epidemia que está se alastrando pelo mundo. Estudos novos mostram as explicações alternativas para o surto da obesidade.

Mas o que eu quero levantar é a seguinte questão: quais são as possíveis medidas para se evitar a anorexia, a bulimia, a obesidade? Qual é o mal-do-século? Será que somente a disposição de médicos em agências vai acabar com o problema, tendo em vista que as anoréxicas não procuram a cura? O modelo da Semana de moda em Madrid será seguido por aqui? Será que a sociedade vai mudar?

12 comentários:

Anônimo disse...

Li todo =DDD~
E gosteeeeeei

Felipe disse...

Foda essa parada de aneroxia...
Acho q é muito coisa de mina sem personalidade que precisa fica se reafirmando coo uam garotinah magrinah e da moda...
muito bom o post

Anônimo disse...

Luuucas! x))
esse seu blog
tá B O M B A N D O³

esse post
tá phoda ;]
bem qi eu qria
ser magrinha ;~

hahaha

te adorooo³ ;@@@

Anônimo disse...

Kra belo post ... li tudo e to perplexa com a foto q postou ... até parece irreal ... não dá pra acreditar q isso realmente exista a esse ponto da foto ...
SEU BLOG EH MUITO LEGAL E INSTRUTIVO ...
Espero que muitas pessoas possam se regenerar dessa doença q naos e houve falar tanto mas mata tanto quanto o câncer e a Aids ^~

Abraço ....

Ah! peguei o link na comu Amo meu blog ^^

Paulo Morais disse...

Bom post, hein? Só espero que esse assunto não "morra", como tantos outros que pipocam na mídia e semanas depois desaparecem.

mel disse...

Se por um lado temos a obesidade, do outro temos a anorexia, né? ô coisa chata. Pior que a anorexia tá por cima agora, com esse caso da modelo que morreu. Agora, todo mundo preocupa, e vão regulamentar as agências de modelos. Daqui a umas semanas, ninguém sabe, ninguém viu. Fica por isso mesmo. E outras meninas vão sendo dragadas pra isso. Chato demais.

Anônimo disse...

nossa... profundo seu texto heim!!! muito bom esse texto... eu fiz duas matérias especiais para um site onde sou editora, mas existe uma resistência muito grande a esses temas...

Andreia disse...

voces nao sabem do k falam.....
nao queiram saber o k é sofrer de anorexia/bolimia.... não desejo este sufrimento ao meu pior inimigo!!!! Não somos assim pk queremos, mas sim pq estamos doentes e não conseguimos combater esta doença..... e uma das razões é pq nao temos quem nos compreenda!!!! Voçes não imaginam o tamanho do nosso sufrimento!!!

Anônimo disse...

Na verdade anorexia é uma doença que na maioria das vazes surge no cérebro pro falta de serotonina, assim como a depressão, então existe muita gente que necessáriamente não "quis" ser anoréxica ¬¬

Anônimo disse...

Aff.. esse anonimo num tá com nada..
Querido(a), ele iniciou o texto falando sobre pessoas que não "quiseram" ser anoréxicas.. É uma doença e acho que muitas pessoas, como eu mesma, já quiseram ficar assim por querer chamar atenção.. Eu admito, não tentei, mas pensei sobre, foi ridículo, mas é a verdade.. Não sou hipócrita.. Acho que pessoas como eu teem problema, mas fazer o que? é isso que ele aborda! Sou mto faã da Karen, a amo muito... Chego a acreditar em ser uma ligação espiritual, pq aos seis anos escrevi uma carta pra 'Deus' pra eu ter a oportunidade de vê-la em um sonho meu.. A admiro muito..
E quanto ao Bolg, tá mtO dez³

Anônimo disse...

... não vejo anorexia relacionada a moda, qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, modelos, médicas, escritores, homens, mulheres,emfim..., qualquer um.
Mas por que aconteceram alguns casos com modelos caem de pau em cima da moda, a Gisele (modelo), a mais bem paga no mundo não é anorexica....
...achu q tem gente que usa isso como desculpa para a gula, ou relaxamento...não estou defendendo a anorexia, não mesmo !!
...mas todo mundo tem que se cuidar, cuidar do corpo, e principalmente da mente, para ser bonito e saudável.
Carlos Soares

Anônimo disse...

muito interessante, eu tou fazendo um trabalho sobre a anorexia, e queria muito pôr comentarias de meninas com essa doença e de familiares tbm, se puder me ajudar, posso te mandar meu msn, ou um site, ou vc, mesmo, algo em q eu possa achar ou até falar com uma delas, se tu tiver contado, vê pra mim por favor!