12/01/2006

Temple of Shadows - Gate XIII

Em busca de fazer um post sobre algo diferente, me vi relendo a história desse cd acima. O Temple of Shadows, da banda de heavy metal brasileira, Angra.
Não estou criando o post pra falar sobre a banda, ou sobre gostos musicais, porque toda vida que uma discussão sobre isso é criada, só traz aborrecimento e não leva à nada!
Esse cd foi lançado em 2004, e é um cd conceitual, ou seja, com o desenrolar de suas músicas, ele conta uma história.
Algumas bandas fazem cd's assim, que são extremamente difíceis de ser feitos, porém saem verdadeiras obras-primas.

Esse cd conta a história do morador de um vilarejo (Shadow Hunter, o Caçador da Sombra), no ano de 1095, que é chamado pela Igreja católica para defender seus interesses na Terra Santa, levado pelos ideais de salvação propostos pela Igreja.
O mundo estava mudando: o domínio romano entrava em decadência, guerras locais eram bastante comuns, e a Terra Santa estava em jogo pelas principais religiões monoteístas de todos os tempos.
Chamado pelo Papa, com o discurso: Deus le volt! (Deus quer assim!, palavras do Papa Urbano II, justificando a convocação das Cruzadas para recuperar Jerusalém dos "infiéis" muçulmanos), o Shadow Hunter depara-se com um grande contraste: aquilo que a Igreja prega em seus templos divergindo de toda aquela carnificina dos campos de batalha, um paradoxo enorme pois homens estavam matando outros para pregar ideais de fraternidade.
O Cruzado então depara-se, em meio a toda essa crueldade, com um oráculo cego, que lhe diz: Você foi o escolhido por Deus para trazer luz aos olhos que não conseguem ver. Fazendo assim, entrega um livro com páginas em branco e diz: Espalhe seu fogo! (Spread your fire!) Queime os templos!
Na música Spread your fire, fica bem clara a confusão teológica dentro da cabeça do jovem:
Liberte o anjo da Luz
Agradeça-o por nos trazer à vida
Lúcifer é só um nome!
Somos os únicos a culpar
Simplesmente olhe em volta, não sou louco!
Satã é um filho de nosso Deus

E então ele começa a pregar sua nova religião, chegando aos ouvidos do Papa rumores à seu respeito e de seus seguidores. O Shadow Hunter foi então perseguido, capturado, torturado, aprisionado, julgado e condenado a morte. Frente aos cardeais ele demonstra suas teorias que são contrárias ao pensamento da Igreja, como a Teoria da Luz, o Perdão de Satã, a ausência de Deus, o Amor Ateu e a Gnose.
"Nenhuma verdade absoluta pode existir numa mente consciente,porque cada pensamento é submetido a um julgamento individual e arbitrário."

E então, na música Angels and Demons, ele coloca sua opinião à respeito:

Lute contra o reino do medo

Cedo ou tarde eles vão tentar te convencer

Que você está errado

Mas eu estou certo...

Somos somente Anjos rastejantes e Demônios disfarçados

A verdade você não sabe, então tente estar certo

Quando seus Anjos e Demônios surgirem

Encare a verdade: Deus não é amor!

Ele consegue fugir, e durante 4 anos, se apaixona por uma muçulmana e consegue viver feliz: ele a ama. Porém, ainda não consegue se sentir completo. Ele tem tanto conhecimento, tantas revelações, as pessoas deveriam conhecê-las. Uma ansiedade lhe atormenta, e o Silêncio de Espera dá espaço à seus gritos desesperados.
Ele continua a ter sonhos, e o oráculo constantemente lhe aparece: "Não faz diferença se você joga suas moedas na Fonte de Desejos ou suas preces dentro de uma Igreja de ouro."
Mas então, em 1099, Jerusalém é invadida e os soldados matam a sua esposa e seus dois filhos. 70000 pessoas morreram num holocausto que durou apenas 3 dias.
Tolos cegos lutando pelo poder para comandar
Mastros de bandeiras ameaçando a liberdade
De nossos homensInocência morrendo pela fúria da espada
Pobres homens caindo
Antes de dizer suas últimas palavras

O Caçador de Sombras está confuso, seu corpo e espírito estão atormentados. Ele sonha com pergaminhos perdidos no Templo de Salomão e dentro de cavernas perdidas no Mar Morto.
Ele enterra o corpo de sua esposa e de seus filhos, e vê como os grandes momentos que passaram juntos agora não passam de tristes lembranças - e é sempre mais fácil para aqueles que vão, do que para os que ficam. Assim ele abandona seus sentimentos mortais, encarando seus filhos mortos nos caixões, não há dor para os mortos.
De pé ao lado de seu caixão
Os pensamentos se perdem
A vida é só um
fardo
Carregue o seu para longe
Limpe as lágrimas que caem

Em 1123, Cavaleiros Cruzados são nomeados para guardar o Templo de Salomão e eles encontram manuscritos antigos, do tempo de Moisés: liberdade de pensamento intelectual e restauração de uma religião única e universal era o seu principal objetivo secreto.
Shadow Hunter então começa uma nova religião, pregando a paz e o amor no coração dos sábios, atraindo multidões, pregando o verdadeiro intento.

Não vire as costas para a humanidade!
Vocês só querem salvar a si
próprios
A ignorância queima como um fogo
Consumindo pessoas em sua
chama

Durante os últimos momentos de sua vida, ele se questiona se estava correto, se fez o que realmente deveria. Como pode o mais puro coração julgar o mal? O Anjo da Morte estende seus braços e o chama para um descanso confortável. Ele entrega sua alma, certo de sua redenção.

Eu vou contando os dias

E já, já não tenho medo

Eu lhe peço

Eu imploro

Quando a minha hora chegar

Meu descanso minha paz

E assim termina o cd conceitual Temple of Shadows. Fiz um resumo de seu conteúdo, mas eu acho realmente brilhante a idéia desse álbum, uma viagem no tempo, uma viagem ao desconhecido mundo que não é tão diferente do nosso de hoje em dia.

Qual a nova religião? O que deve ser o novo pão?

Será que a Humanidade encontrará um caminho diferente? Será que deixará de ser tão egoísta, tão estúpida e perceberá que estragou a sua própria vida?

Sagrado altar, sagrado sacrifício

Espalhe seu fogo

Da glória do sofrimento

Espalhe seu fogo

Pelo qual a vida traz a morte

Espalhe seu fogo

E pela morte retorne a vida

3 comentários:

Anônimo disse...

Deus levou-te

Só li até a metade x.x

Anônimo disse...

Poooxa! ei boy.. meia hora pra ler! algumas partes nem prestei muita atenção! mas o que vale eh que eu li! hauhauhaaha

Ficou shoooow! muito massa pow...
Se naum me engano voce falou pra mim que ia fazer um post. foi ateh no busao! ahuahaua mas td bem.. n sei pq falei isso.

Abração booy!

Kay disse...

Cara, ficou perfeitoooo *-*
Eu AMO angra com todas as minhas forças, e já conhecia a história do álbum, mas não tão detalhada assim *-*
Ficou muito bom, séério.