12/05/2006

tsc tsc, Karpov!!

Acho que, algo que vocês não sabem de mim, é que eu jogo xadrez! (\o/) Comecei a jogar com 12 anos eu acho, mas nunca fui O jogador sabe?! Nem jogava direto! Pois bem, esse ano eu voltei a jogar, competi até nos Jogos Estaduais daqui (os JERN's) e ainda jogo vez ou outra aqui na internet.
Estava lendo a coluna de esportes da globo, e vi que este rapaz aqui estava no Brasil:
Esse senhor acima é o grande Anatoly Karpov (1951), grande campeão mundial entre a década de 70 e 80, que veio ao Brasil para comemorar os 65 anos da Federação Paulista de Xadrez.
Ele, para não fugir à regra, é russo, e começou a jogar com 4 anos de idade. Aos 15 já vencia campeonatos internacionais, em 1978 foi escolhido o Esportista Soviético do Ano, condecorado pelo presidente da época. Nas horas livres, coleciona selos...
Pois bem, ele é acostumado a vencer - desde a sua juventude!
Em 2005 ele se aposentou.
Mas agora, em sua vinda ao Brasil, durante a demonstração (20 simultâneas - partidas ao mesmo tempo - durante 3 horas) ele acabou empatando com um jornalista - sequer profissional!
Veja como o jornalista, Justino Pereira, se sente ao empatar (uma vitória pra qualquer outro, eu acho!!!) com esse Mito do Xadrez mundial:
- Olha, eu me pergunto até agora como consegui empatar. Na
juventude, jogava xadrez diariamente, cheguei a pertencer à equipe de Guarulhos, mas parei há muito tempo. Há oito anos sequer pegava no tabuleiro. Mas é como andar de bicicleta, você perde a prática, mas não esquece como se faz.
O que é que se pode dizer dele? Teve sorte!!!

O xadrez faz parte do currículo escolar de alunos em dezenas de países pelo mundo afora! E eu lhe mostro Por quê levar o xadrez às escolas?
  • É uma ferramenta pedagógica - Estimula a atenção e a concentração de
    um modo geral. Dá idéia de causa e efeito dos seus atos, não só dentro do
    tabuleiro, mas na vida.
  • É um esporte em pé de igualdade - Dentro do jogo, não faz diferença seu
    sexo, se você é pobre ou rico, se você é branco ou negro - O que importa é a sua capacidade dentro do jogo, a sua visão de jogo, sua estratégia!
  • É barato!! - "Para tentar melhorar o sistema educacional você tem que olhar para os custos e o xadrez é muito barato. Não é preciso um estádio de futebol, um campo de golfe, uma rede de tênis ou uma piscina. Se você olhar para a relação investimento-retorno, o xadrez se torna a melhor opção para ajudar no desenvolvimento das crianças" (Kasparov, em visita a São Paulo).
  • Ajuda nas capacidades cognitivas - atenção, concentração, planejamento,
    paciência, imaginação, autocontrole!

Em alguns colégios de grandes cidades (Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Teresina, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba) do Brasil já se utiliza do Xadrez para a educação das crianças em busca de um avanço com a matemática (leia mais...).

E você? O que acha do xadrez na educação?

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu queriido sidrim!
Esse karpov aprendeu comigo! eu nao queria revelar esse segredo, mas é inevitável! mais cedo ou mais tarde vocês iam acabar sabendo...

hauhahauhauha e o jornalista é um cagado (desculpe a expressão =P hauaha)... mas tudo bem!

Sobre o xadrez na educação.. achei muuito interessante, passando seriamente em começar a jogar tambem! =P

Exercita bastante a mente e taaal... vou tentar ficar mais esperto do que já sou! hauhauha que tal?? =P

Onda ae! brincadeiras a parte.. Muito massa esse texto aí! Bem interessante.. mas é isso!
Um graaande abraço booy! falow!

Anônimo disse...

Pensando* =P

Anônimo disse...

eu acho que o jogo de xadrez é bem interessante... como professora, acho educativo, desperta a capacidade de concentração e atençaõ do aluno!!

mel disse...

Interessante colocar o xadrez nas escolas, mas aí não segregaria o aluno mais, ahn, 'burrinho'? Igual acontece com o aluno mais 'nerdão' que não curte esportes... Bah, deixa pra lá.

Nunca fui de jogar xadrez, joguei algumas vezes de brincadeira mesmo. É interessante, 'ginástica para o cérebro'! hehehe!